quinta-feira, 22 de março de 2012

Concorrência melhora o desempenho sexual das moscas

Machos produzem ninhadas maiores quando convivem com outros machos. Conhecimento sobre fertilidade dos insetos pode ser útil na agricultura.

    Na economia, a livre concorrência faz com que as empresas se esforcem sempre para oferecer o melhor serviço. Pelo menos na teoria, o mercado se regularia assim.
    A reprodução das moscas parte do mesmo princípio. Um estudo mostra que a convivência com seus “rivais” faz com que os machos da espécie melhorem o desempenho sexual. É como se eles fossem movidos pelo ciúme.
   Na comparação, os insetos copulam por mais tempo e produzem ninhadas maiores quando convivem com os outros machos.


Macho corteja a fêmea produzindo sons com suas asas (Foto: Divulgação)

   É difícil extrapolar de uma espécie para a outra, mas nosso estudo traz uma noção útil de como o ambiente social de um macho pode afetar seu sucesso como pai”, explicou o pesquisador Tracey Chapman, em material divulgado pela Universidade de East Anglia, na Inglaterra, onde ele trabalha.
   Segundo os autores, a descoberta, publicada pela revista científica “Proceedings of the Royal Society B”, pode ajudar em situações em que é importante manter a fertilidade masculina das moscas, como na agricultura.

Cópula entre duas moscas (Foto: Divulgação)

FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/concorrencia-melhora-o-desempenho-sexual-das-moscas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.