sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

11 perguntas sobre… Tipagem sanguínea!

1- O que é o fenótipo de Bombaim? 

É um fenômeno que acontece em casos extremamente raros, na qual pessoas que possuem ”A”, “B”, ou “AB” expressam o grupo sanguíneo “O”. Assim, o laboratório fornece um resultado falso, mas não tem nenhuma culpa no engano, ok?

2- Tenho uma duvida: Pai A+ e Mãe O- pode resultar em filho AB+ ? 

Isso não é possível. Esta combinação só poderia gerar filhos com sangue do tipo O (probabilidade é de 25%) e A (probabilidade é de 75%). No entanto, vale lembrar dos casos de fenótipo de Bombaim (raros casos), onde sangue do tipo B (ou A e AB) podem expressar o tipo O no exame. Quanto ao Rh, positivo com negativo, pode gerar + e -, desde que o positivo seja heterozigoto.

3- Eu sou B- e meu marido O+ e minha filha é A+, pelo que vi isso não poderia acontecer. O tipo sanguíneo dos avós também influenciam no resultado ? 

Não, os netos não poderiam sofrer influencia do tipo sanguíneo dos avós. É prudente que os exames sejam repetidos.

4- Gostaria de saber se pai B+ com mãe B+ é incompatível para gestação de um filho? 

De jeito nenhum. Aliás esta história de incompatibilidade sanguínea não existe para os tipos sanguíneos. Todos os tipos sanguíneos podem relacionar entre si. Os problemas que acontecem com mães com Rh negativo, não é uma incompatibilidade.

5- Eu e meu marido somos B+, não entendo bem, mas minha filha e O+. Ela é normal? Como funciona isso no organismo dela? 

Esta combinação é possível, para isto basta que os pais sejam heterozigotos (Bb). Quando o alelo b (minúsculo) encontrar o alelo b (minúsculo) o bebê terá sangue do tipo O. Sua filha é super normal e o organismo dela é perfeito!

6- Descobri ontem que meu tipo sanguíneo é tipo B+ . Não tenho coragem de fazer o DNA… mas o do meu pai é O+, o da minha mãe é B+ isso quer dizer que não sou filha dele?

Nem pense nisso! Essa combinação é muito certa! O sangue do tipo O é recessivo, e sua combinação com sangue do tipo A e B pode resultar (e na maioria das vezes resulta) em sangue do tipo A e B. Você apenas tem o mesmo tipo sanguíneo da sua mãe, pois o seu pai “participou” com um alelo recessivo.

7- Meu sangue é A+ e do meu marido também. É possível meu filho ser A+ também? O tipo sanguíneo dele pode mudar? 

Está tudo certo! Pai e mãe A = filho A. O filho de vocês também poderia ter o tipo ”O”, para isto bastava que vocês fossem heterozigotos! Agora, atenção: O tipo sanguíneo de uma pessoa não muda de jeito nenhum. A pessoa nasce com um tipo e morre com o mesmo tipo.

8- Meu tipo sanguíneo é tipo A+ e o do meu esposo também, estou grávida de 03 meses então soube que o meu bebê pode nascer com o tipo sanguíneo O ou A, eu queria saber se o meu bebê pode nascer com algum problema ? 

De uma vez por todas: não existe nenhum problema de gestação relacionado a tipagem sanguínea dos pais. Nenhuma combinação poderia causar problemas para o bebê, todos os tipos sanguíneos podem combinar entre si e gerar filhos. O problema da mãe com Rh negativo e o casamento consangüíneo (irmão com irmão, primo com primo) são outros casos que não tem nada a ver com combinação sanguínea.

9- Meu tipo sanguíneo é A- o da mãe de minha filha é A+, temos uma filha e o tipo sanguíneo dela é AB+, isso é possível? 

Esta combinação não é possível. Verifique se a tipagem está correta, não é muito raro os laboratórios se enganarem com resultados de tipagem.

10- Meu irmão teve um filho agora, só que não entendi a tipagem do bebê, pois a mãe é O+ e o pai é A+ e o bebe nasceu O-. Isso é possível?

É possível sim. Pais com sangue “O” e “A” podem gerar filhos dos tipos “O” e “A”. Pais com Rh positivo, podem SIM ter filhos com Rh negativo, para isto, basta que os pais sejam heterozigotos, o que é super normal!

11- Queria saber se o rh negativo x negativo pode gerar um rh POSITIVO ? 

Impossível! O Rh negativo (dd) combinando entre si, só poderia gerar Rh negativo! Para que tenha a possibilidade do Rh do filho ser positivo, é preciso que pelo menos um dois pais o tenha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.