segunda-feira, 25 de julho de 2011

Defeito em proteína pode ser uma das causas de infertilidade masculina


Defeito genético não é detectável por exames normais. 
Espermatozoide fica impossibilitado de alcançar o óvulo.

Espermatozoides normais são capazes dealcançar e fecundar o óvulo (Foto:Ted Tollner/UC Davis)

A infertilidade masculina pode ser causada por uma perda de proteína no esperma, de acordo com um estudo divulgado nesta semana. O defeito é genético e impede os espermatozoides de alcançarem o óvulo da mulher.

Pelo menos metade dos casos de infertilidade em casais tem suas causas no homem. Em 70% dos homens inférteis o problema não está nem na quantidade nem na qualidade dos espermatozoides.

Para fecundar um óvulo, o espermatozoide precisa evitar o sistema de defesa do organismo da mulher – para que ele não o reconheça como um “intruso” e o destrua. Passar com segurança por todo o trajeto é responsabilidade de uma proteína chamada “DEFB126”.


Imagem de espermatozóides com o defeitogenético (Foto: Ted Tollner/UC Davis

Agora, a equipe liderada por Gary Cherr, da Universidade da Califórnia em Davis, afirma que parte dos homens possui um defeito no gene que controla a produção dessa proteína e a impede de fazer seu trabalho.

De acordo com o trabalho, metade da população masculina possui ao menos uma cópia do gene com defeito; um quarto possui duas cópias. E mais: os exames normais de infertilidade não detectam o problema.

A descoberta pode render novas formas de diagnosticar e tratar a infertilidade, segundo os pesquisadores.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.