terça-feira, 30 de agosto de 2011

EUA projetam usinas nucleares para Lua e Marte

Usinas teriam tamanho de malas de mão e forneceriam energia a eventuais assentamentos humanos no satélite e no planeta
Ilustração conceito de uma usina nuclear na Lua: capacidade para 40 quilowatts
    As primeiras usinas de energia nuclear para os futuros assentamentos na Lua e em Marte já estão a caminho, anunciou neste domingo o responsável pelo projeto no encontro anual da Sociedade Americana de Química, realizado em Denver. 
    James Werner, diretor do Laboratório Nacional de Idaho, do Departamento de Energia (DOE, na sigla em inglês), e sua equipe devem finalizar uma demonstração desta tecnologia no início de 2012. A construção destas usinas serviria para produzir a eletricidade necessária para as bases permanentes - habitadas ou não - na Lua, em Marte e em outros planetas aos quais as naves espaciais conseguissem chegar no futuro. 
    Trata-se de um projeto conjunto entre o DOE e a Nasa (agência espacial americana), que estabeleceu como metas chegar a um asteroide em 2025 e a Marte em 2030. Segundo explicou Werner, as novas tecnologias de fissão para a aplicação de energia a esse tipo de superfícies são muito diferentes das aplicadas a estações de energia nuclear na Terra, que necessitam de grandes espaços por suas dimensões e suas grandes estruturas, como as torres de refrigeração.
"As pessoas nunca reconheceriam o sistema de energia de fissão (em Marte ou na Lua) como um reator de energia nuclear", afirmou Werner. O cientista explicou que o sistema poderia ter aproximadamente 30,5 centímetros de largura por 61 de altura, "aproximadamente o tamanho de uma mala de mão" e não necessitaria de torres de refrigeração. 
    Werner afirmou que "um sistema de energia de fissão é uma unidade compacta, confiável e segura, que pode ser fundamental para a criação de bases em outros planetas". As células fotovoltaicas e o combustível foram os pilares para a geração de eletricidade para as missões espaciais até agora, mas apesar da energia solar funcionar bem nas órbitas terrestres, os especialistas garantem que a energia nuclear oferece algumas características únicas.

"A maior diferença entre os reatores de energia solar e nuclear é que os reatores nucleares podem gerar energia em qualquer ambiente", explicou Werner. "A tecnologia de fissão nuclear não depende da luz solar, por isso é capaz de produzir grandes quantidades constantes de energia durante a noite ou em entornos hostis, como os da Lua e Marte", afirmou. 
    Como exemplo, indicou que um sistema de energia de fissão na Lua poderia gerar 40 quilowatts ou mais de energia elétrica, aproximadamente a mesma quantidade de energia necessária para alimentar oito casas na Terra. "A tecnologia de fissão nuclear pode ser aplicada na Lua, em Marte ou onde a Nasa necessitar de energia contínua", indicou Werner.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Senai tem inscrições abertas para cursos gratuitos online


    O Senai do Rio está com inscrições abertas para cursos gratuitos à distância. As vagas são para aprendizado online em Educação Ambiental, Legislação Trabalhista, Tecnologia da Informação e Comunicação, Segurança do Trabalho e Propriedade Intelectual. As aulas terão duração de 14 horas, e os alunos poderão escolher até dois módulos. Todo o material didático também será gratuito.
    O objetivo dos cursos é dar suporte a profissionais que estão entrando no mercado de trabalho, bem como ampliar os conhecimentos de quem já está na carreira. Para se inscrever, o interessado precisa ter CPF, idade superior a 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.firjan.org.br/competencias ou pelo telefone 0800 0231 231.


Funk dos cnidários


Música - Cnidários



AULA 2ºANO - 29 DE AGOSTO DE 2011

FILO CNIDÁRIO

Do Grego (Cnid=urtiga), devido aos cnidócitos •
•Fósseis de Cnidários datam dp Pré-Cambriano (600 milhões de anos)
•São organismos aquáticos (marinhos ou de água doce)
•Formavam o Filo Celenterado junto com os Ctenóforos,
•Podem ser solitários (hidra, medusa) ou coloniais (corais
•Atualmente Filo Celenterado foi dividido nos Filos Cnidaria e Ctenophora. São conhecidas 10 mil espécies
•Está representado por hidras, medusas ou águas-vivas, corais, anêmonas-do-mar e vespas-do-mar.
Existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos:
As medusas, que são livre-natantes 

Os pólipos, que são sésseis

Maioria são marinhos e formam colônias:
  • corais - colônias sésseis
  • caravelas - colônias flutuantes
•Simetria radial
•Diblásticos - organização do corpo em nível de tecidos
•Protostômios
•Ametaméricos

Os pólipos e as medusas, formas aparentemente muito diferentes entre si, possuem muitas características em comum

•Possuem um tipo de célula urticante denominada cnidócito - apresenta uma organela especializada denominada nematocisto - cápsula que contém em seu interior um líquido rico uma substância protéica tóxica e urticante - defesa e captura de presa.
•Os cnidócitos podem causar queimaduras em humanos
•Sistema nervoso: formado por uma rede difusa de neurônios sensoriais, motores e interneurônios (gânglios) na epiderme 

•Sistema sensorial:
 pólipos: células sensitivas da epiderme
 sifomedusas: células sensitivas da epiderme e estruturas sensoriais especializadas (ropálio)entre os lobos da margem da umbrela, têm :
estatocistos: órgãos de equilíbrio (informam ao animal sua posição em relação à gravidade e vibrações na água),
 ocelos: fotorrecepção
 células mecano quimioreceptoras: sensíveis ás vibrações e substâncias químicas na água
hidromedusas: possuem estatocistos ou ocelos entre as bases dos tentáculos, mas em espécies diferentes.

Sistema digestório incompleto:
-Pólipos : boca, hipostômio, faringe, celêntero (cavidade gástrica),
-Medusa: boca, manúbrio, celêntero, canais radiais
Digestão: extra e intracelular
•Sistema respiratório: ausente - trocas gasosas por difusão.
•Sistema excretor: ausente

Reprodução: sexuada e assexuada
•Assexuada:

•Sexuada: fecundação interna ou externa e direta; desenvolvimento externo, direto ou indireto (larva plânula)

Desenvolvimento direto:



Desenvolvimento indireto - metagênese ou alternância de gerações.



Deslocamento dos cnidários

Pólipos - alguns são fixos e outros podem se deslocar (ex: hidra = cambalhota)


Medusas - jatopropulsão - os bordos do corpo se contraem e a água acumulada na face oral é expulsa em jato, provocando o deslocamento do animal no sentido oposto.























Classe Hydrozoa

Hidra

Obelia

Caravela-portuguesa



Classe Scyphozoa
















Classe Anthozoa

 

IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA

Recifes de corais:
• Proporcionam ambiente ideal para o desenvolvimento de fauna e flora muito características;
• Graças às condições de iluminação e transparência da água, os recifes de corais são localidades de alta produtividade biológica;
• De todas as comunidades de águas rasas tropicais, os recifes de corais são as mais ricas em biodiversidade;
• Devido a certas características da formação de recifes, geralmente existe nesses locais forte movimentação de água - permanente migração e imigração de micro e macro fauna e flora, nutrientes e elementos, da plataforma continental para o recife, e vice-versa.

IMPORTÂNCIA MÉDICA
Acidentes causados cnidários:
• São comuns ao redor do mundo, incluindo acidentes graves e com registro de fatalidades em alguns mares.
• Todos os cnidários possuem cnidócitos e são potencialmente perigosos para o ser humano  sensibilidade ao efeito tóxico varia muito e pode estar associada a outro problema de saúde que a pessoa já apresente.
• Efeitos tóxicos: dor intensa, vermelhidão e inchaço da pele, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldades na respiração, suor intenso, naúsea e vômitos. Ainda podem surgir efeitos alérgicos imediatos ou mais tardios.

domingo, 28 de agosto de 2011

Astrônomos descobrem planeta feito de diamantes

Novo planeta é o mais denso já visto e consiste basicamente de carbono

No esquema, o pulsar aparece no centro sendo orbitado por um planeta. Em amarelo, para efeito de comparação, o tamanho do Sol

    Astrônomos localizaram um exótico planeta que parece ser quase todo feito de diamante, girando em torno de uma pequena estrela nos confins da nossa galáxia. 
   O novo planeta é bem mais denso do que qualquer outro já visto, e consiste praticamente só de carbono. Por ser tão denso, os cientistas calculam que o carbono deve ser cristalino, ou seja, uma grande parte dele é mesmo de diamante.
"A história evolutiva e a incrível densidade desse planeta sugerem que ele é composto de carbono, ou seja, um enorme diamante orbitando uma estrela de nêutrons a cada duas horas, numa órbita tão compacta que caberia dentro do nosso Sol", disse Matthew Bailes, da Universidade de Tecnologia Swinburne, em Melbourne.
   A 4.000 anos-luz da Terra, ou cerca de um oitavo da distância entre o nosso planeta e o centro da Via Láctea, o planeta é provavelmente remanescente de uma estrela que já foi gigantesca, mas que perdeu suas camadas externas para a estrela que orbita.
   Os pulsares são estrelas de nêutrons, pequenas e mortas, com apenas cerca de 20 quilômetros de diâmetro, girando centenas de vezes por segundo e emitindo feixes de radiação.
   No caso do pulsar J1719-1438, seus feixes varrem a Terra regularmente e já foram monitorados por telescópios da Austrália, Grã-Bretanha e Havaí, o que permite aos astrônomos detectar modulações devido à atração gravitacional do seu companheiro planetário, que não é visto diretamente.
   As medições sugerem que o planeta, com um "ano" de 130 minutos, tem uma massa ligeiramente superior à de Júpiter, mas é 20 vezes mais denso, segundo relato de Bailes e seus colegas na edição de quinta-feira da revista Science.
   Além do carbono, o novo planeta também deve conter oxigênio, que pode ser mais abundante na superfície, tornando-se mais raro na direção do centro, onde há mais carbono.
   Sua grande densidade sugere que os elementos mais leves -- hidrogênio e hélio -- que compõem a maior parte de gigantes gasosos, como Júpiter, não estão presentes.
  O aspecto desse bizarro mundo de diamante, no entanto, é um mistério.
"Em termos do seu aspecto, não sei nem se eu posso especular", disse Ben Stappers, da Universidade de Manchester. "Não imagino que uma imagem de um objeto muito brilhante seja o que estejamos vendo aqui."

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Exercicios - Curso Mova


Parte I: 1ª Lei de Mendel

1)  Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso.  Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas.  A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd
b) DD x dd
c) Dd x Dd
d) DD x Dd
e) DD x DD

2)  Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc              
b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

3)  De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas.  Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VV x BB
b) VB x VB
c) VB x VV
d) VB x BB
e) BB x BB

4)  (PUCSP-83) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?

a) 1/2
b) 1/4
e) 1
c) 1/8
d) 1/3
e) 1

5)  (UFC-CE-83) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis.  Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis.  A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%
b) 50%
c) 0%
d) 100%
e) 75%

6)  (UFPR-83) Um retrocruzamento sempre significa:

a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.
b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.
c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.
d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.
e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

7)  Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características:

a) unicamente morfológicas.
b) morfológicas e fisiológicas apenas.
c) estruturais, funcionais e comportamentais.
d) herdáveis e não herdáveis.
e) hereditárias

8)  (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário.  Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos
b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos
c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos
d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos
e) apenas amarelos

9)  A 1ª lei de Mendel considera que:

a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.
b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.
c) os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.
d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.
e) a determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

10) Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 11 filhos, todos normais.  O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos.  Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres?

a)  irmãos (Aa), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
b)  irmãos (AA e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou aa)
c)   irmãos (AA), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
d)  irmãos (AA), 1ª mulher (AA ou Aa) e 2ª mulher (Aa)
e)  irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (AA)

11) Quando o heterozigoto apresenta um fenótipo intermediário entre os dois homozigotos, dizemos que houve:

a) mutação reversa
b) não-dominância ou co-dominância
c) recessividade
d) dominância
e) polialelia

12) Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.

a) cor dos cabelos.
b) conformação dos olhos, nariz e boca.
c) cor dos olhos.
d) deformidade física acidental.
e) hemofilia.

13) (UFPA) Usando seus conhecimentos de probabilidade, Mendel chegou às seguintes conclusões, com exceção de uma delas. Indique-a:

a) Há fatores definidos (mais tarde chamados genes) que determinam as características hereditárias.
b) Uma planta possui dois alelos para cada caráter os quais podem ser iguais ou diferentes.
c) Os alelos se distribuem nos gametas sem se modificarem e com igual probabilidade.
d) Na fecundação, a união dos gametas se dá ao acaso, podendo-se prever as proporções dos vários tipos de descendentes.
e) Os fatores (genes) responsáveis pela herança dos caracteres estão localizados no interior do núcleo, em estruturas chamadas cromossomos.

14) O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se ( a ) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor albino;  ( b ) o homem é um albino, a  mulher  é normal  mas o pai dela é albino;   ( c ) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100%
b) 25%; 50%; 0%
c) 100%; 50%; 0%
d) 0%; 25%; 100%
e) 25%; 100%; 10%

15) (PUC-SP) A determinação da cor do caju (vermelha ou amarela) é devida a um par de genes alelos. O gene dominante determina cor vermelha. Um cajueiro proveniente de semente heterozigota deverá produzir:

a) cajus vermelhos, vermelho-amarelados e amarelos, na proporção de 1:2:1.
b) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 3:1.
c) cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 1:1.
d) apenas cajus amarelos.
e) apenas cajus vermelhos.

16) (FUCMT-MS-83) Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:

a) zero
b) 90
c) 180
d) 270
e) 360

17) No monohibridismo com dominância intermediária (semidominância ou co-dominância), as proporções genotípicas e fenotípicas, em F2 , serão, respectivamente:

a) 3:1  e  1:2:1
b) 3:1  e  3:1
c) 1:2:1  e  3:1
d) 1:2:1  e  1:2:1
e) 1:3:1  e  3:2

18) (UECE) Um grupo de coelhos de mesmo genótipo foi mantido junto em uma gaiola e produziu 27 animais de coloração escura para 9 de coloração clara. Admitindo-se para C o gene dominante e c para o gene recessivo, qual o genótipo dos animais, respectivamente para machos e fêmeas?

a) CC x cc
b) Cc x CC
c) cc x cc
d) CC x CC
e) Cc x Cc

19) (UFSCAR) Que é fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.

20) (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam na determinação da cor das sementes de uma planta: A, dominante, determina a cor púrpura e a, recessivo, determina a cor amarela. A tabela abaixo apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta:

CRUZAMENTO
RESULTADO
I x aa
100% púrpura
II x aa
50% púrpura; 50% amarela
III x aa
100% amarela
IV x Aa
75% púrpura; 25% amarela


Apresentam genótipo Aa as linhagens:

a) I e II                     b) II e III                    c) II e IV
d) I e IV                   e) III e IV

21) (MED. SANTO AMARO) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta.

a) Cauda média é dominante sobre cauda longa.
b) Ambos os pais são homozigotos.
c) Ambos os pais são heterozigotos.
d) Cauda longa é dominante sobre cauda média.
e) As suposições a e c são aceitáveis.

GABARITO:


Parte I – 1ª Lei de Mendel








1-     C
2-     B
3-     C
4-     A
5-     B
6-     D
7-     C
8-     B
9-   C
10-   A
11-   B
12-   D
13-   E
14-   B

15-   E

16-   C
17-   D
18-   E
19-   C
20-   C
21-   E