domingo, 27 de fevereiro de 2011

1º Fase - Organização celular

As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos ou seja , todos os seres vivos são formados por células - compartimentos envolvidos por membrana, preenchidos com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas. As formas mais simples de vida são células individualizadas que se propagam por cissiparidade.
Há muitos tipos diferentes de células, que variam enormemente em tamanho, forma e funções especializadas.
Os organismos superiores, como os humanos (acredita-se que contenha pelo menos 100 trilhões de células), são como cidades celulares, nas quais grupos de células performam tarefas especializadas e são ligadas por um intrincado sistema de comunicação.
Apesar das muitas diferenças visíveis, várias espécies de células são admiravelmente semelhantes nas suas características estruturais básicas.
As células são pequenas e complexas, o que torna difícil ver suas estruturas, descobrir sua composição molecular e, mais difícil ainda, encontrar funções para seus vários componentes.
Uma célula animal típica tem um diâmetro de 10 a 20 micrômetros, o que é aproximadamente 5 vezes menor que a menor partícula visível a olho nu. Somente quando microscópios ópticos de boa qualidade tornaram-se disponíveis, no início do século XIX pode-se descobrir que tecido animais e vegetais são agregados de células individuais. Células aninais não são apenas minúsculas, mas também incolores e translúcidas e para visualizá-las é importante o desenvolvimento de técnicas de microscopia
Glicocálix - É responsável pelo reconhecimento celular.

Permeabilidade seletiva
Pode haver o transporte passivo e ativo
Transporte passivo - sem gasto de energia
Transporte passivo - com gasto de energia
Núcleo: controla a síntese de proteínas no citoplasma. É ele que possui as informações genéticas. Dentro dele, esta localizado um ácido chamado DNA (ácido desoxirribonucléico). Este, formado por uma dupla hélice de nucleotídeos (formado por uma molécula de açúcar ligada a uma molécula de ácido fosfórico e uma base nitrogenada. 
Membrana: Formada por uma dupla camada de fosfolipídios, bem como por proteínas espaçadas e que podem atravessar de um lado a outro da membrana.
Citoplasma: compreende todo o volume da célula, com exceção do núcleo. Engloba numerosas estruturas especializadas e organelas
Citoesqueleto: São fibras de proteínas finíssimas que auxilia no movimentação celular e sustentam e mantém a forma da célula.
Retículo endoplasmático (RE): atua como transportador de substâncias. Há duas formas: O R.E. liso, onde há a produção de lipídios, e o R.E. rugoso, onde se encontram aderidos a sua superfície externa os ribossomos, sendo local de produção de proteínas, as quais serão transportadas internamente para o Complexo de Golgi.
Ribossomos: São formadas por duas unidades de tamanhos e densidades diferentes. Função: Sintese de proteínas
Mitocôndria: Organela formada por duas membranas lipoprotéicas. Dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos que será armazenada em moléculas de ATP (adenosina trifosfato). É o ATP que fornece energia necessária para as reações químicas celulares.
Lisossomo: estrutura que apresenta enzimas digestivas capazes de digerir um grande número de produtos orgânicos. Realiza a digestão intracelular. É importante nos glóbulos brancos e de modo geral para a célula já que digere as partes desta (autofagia) que serão substituídas por outras mais novas, o que ocorre com freqüência em nossas células
Complexo de Golgi: são bolsas membranosas e achatadas, que podem armazenar e transformar substâncias que chegam via retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora dela (enzimas por exemplo). Produzem ainda os lisossomos
Centríolos: São estruturas cilíndricas, geralmente encontradas aos pares. Dão origem a cílios e flagelos (menos os das bactérias), estando também relacionados com a formação do fuso acromático

sábado, 12 de fevereiro de 2011

AULA DE BIOLOGIA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (17/02/2011)

VÍRUS






























AULA DE BIOLOGIA - 3º FASE/EJA (08/02/2011)

HISTOLOGIA ANIMAL – os tecidos animais podem ser classificados em quatro tipos funcionais:

 Tecido Epitelial - tecido que apresenta pouca substancias intersticial, células justapostas, intensa atividade reprodutiva e avascular.

Tecido Epitelial de Revestimento

* Forra todas as cavidades do corpo e toda a superfície externa. Basicamente pode apresentar uma única camada de células (epitélio simples), várias camadas (epitélio estratificado), uma camada de células em alturas diferentes (pseudoestratificado) ou conforme a distensão ou contração do órgão suas células variam (transição).


 MEMBRANAS - SEROSAS x MUCOSAS


Tecido Epitelial Glandular

Constitui o tecido formador das glândulas, elas são classificadas em:

 Glândulas Exócrinas – presença de ductos e lançam seu produto para o meio externo.

 Glândulas Endócrinas – não apresentam ductos e  a suas secreção é eliminada diretamente na corrente sanguínea (hormônio).

 Glândulas Mistas – possuem uma porção  endócrina e outra exócrina.

Tecido conjuntivo - grande quantidade de substância intersticial, rico em fibras (colágenas, elásticas e reticulares) e vários tipos celulares.
  •  Fibroblastos – formam fibras.
  • Macrófagos – células ricas em lisossomos (defesa).
  • Mastócitos – produção de heparina e histamina.
  • Plasmócitos – produção de anticorpos.
  • Melanócitos – produção de melanina.
  • Adipócitos – armazenamento de gordura.

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito - localizado abaixo da epiderme, entremeado com outros tecidos, tem como principais funções: sustentação e nutrição de outros tecidos, acúmulo de gordura e resistência.

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso – forma as cartilagens, sem vasos sangüíneos e linfáticos, sem nervos e com nutrição a partir do pericôndrio.

Tecido Conjuntivo Ósseo – tecido de sustentação, apresenta uma matriz óssea (substancia inorgânica 65% e substancia orgânica 35%)

Tecido Conjuntivo Hematopoético – é tecido formador dos elementos do sangue. É classificado em:

a) Mielóide – formador das hemáceas e alguns leucócitos (medula óssea vermelha)

b) Linfóide – formador de alguns leucócitos e plasmócitos (Gânglios Linfáticos).

Sangue
  • PLASMA - porção liquida do sangue, é basicamente formado por água (90%), corresponde a aproximadamente 55% do sangue. O fibrinogênio é a principal proteína encontrada no plasma.

Tecido Muscular - tecido de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina o movimento dos membros e das vísceras.
  • Tecido Muscular Estriado – representa a maior massa do organismo. Tem como características: células alongadas, multinucleadas com núcleos periféricos, presença de estrias transversais, contração voluntária.
  • Tecido Muscular Estriado Cardíaco – apresenta células mononucleadas com núcleos centrais, apresenta estrias transversais e sua contração é involuntária.
  • Tecido Muscular Liso – tecido formador de algumas vísceras, com células alongadas e fusiformes; células mononucleadas e sua contração é involuntária.

Tecido Nervoso - tecido formador do Sistema Nervoso, responsável recepção de estímulos externos e condução dos estímulos recebidos para os músculos e glândulas, contraindo os primeiros e ativando as
secreções das últimas.

Neurônio – possui a capacidade de receber e transmitir o impulso nervoso.
  • Corpo Celular – parte mais alongada do neurônio, onde está localizado o núcleo.
  • Axônio – eixo cilíndrico, onde em sua porção final estão ramificações.
  • Dendritos – prolongamento que partem do corpo celular.
Sinapse – passagem de estimulo nervoso de um neurônio para outro (local entre neurônios = sinapse nervosa)









VÍDEO EXPLICATIVO - 2º FASE/EJA (EMBRIOLOGIA)

AULA DE BIOLOGIA - 2º FASE/EJA (08/02/2011)

EMBRIOLOGIA


Etapas embrionárias
  • Após a fecundação, temos a formação do zigoto;
  • O zigoto sofre inúmeras clivagens/segmantações até a formação do embrião (multicelular)
  • Esse processo inicia ainda nas tubas uterinas;
  • As etapas embrionárias são: Mórula, Blástula, Gástrula e Neurula.
Mórula
  •  É a 1º etapa embrionária;
  • Constitui o maciço de blastômeros (unidades celulares diferenciadas);
  • Forma-se na tuba uterina;
  • De 48 a 72 blastômeros, geralmente.
Blástula
  • 2º etapa embrionária;
  • Apresenta cavidade: blastocele;
  • Se forma na tuba uterina;
  • Pode constituir importante fonte de células tronco embrionárias (blastócitos);
  • Promove a nidação ( o embrião fixa-se no útero).
Gástrula
  • Apresenta 2 cavidades: a gastrocele (arquêntero) e o celoma (antiga blastocele);
  • Encontramos, nesta etapa, a diferenciação dos folhetos embrionários: Endoderme, Ectoderme e Mesoderme.
  • Os folhetos são produzidos a partir de blastômeros destinados a organizar os tecidos, órgãos e sistemas do embrião: os embrioblastos.
Nêurula ou Neurulação
  • Ultima etapa embrionária;
  • Formação do SNC( Sistema nervoso central) a partir do ectoderme;
  • Inicia com a formação do tubo neural, tubo nervoso e nêurula.
Destino dos folhetos embrionários
  • Endoderma: Sistema digestório e revestimento interno de órgãos e mucosas;
  • Mesoderme: Celoma, notorcoda, sistemas de preenchimento e de sustentação, somitos (membros);
  • Ectoderme: Sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal)  epiderme e seus anexos (pêlos, unhas e etc).

AULA DE BIOLOGIA - 1º FASE/EJA (08/02/2011)

A ORIGEM DA VIDA

   O cientista belga Jan Baptist van Helmont (1577-1644), considerava a possibilidade de "os cheiros dos pântanos gerarem rãs e a roupa suja gerar ratos completamente formados" pois ele defendia a Abiogênese (Geração Espontânea).
   O filósofo grego Aristóteles (384-322 a. C.) foi um dos precursores dessa idéia, cuja , a aceitação se manteve durante séculos, com a ajuda da Igreja Católica.
   Da mesma forma como a Abiogênese nos parece um tanto estranha, também provocou estranheza entre alguns cientistas da época que começaram contesta-la ainda no século XVII.
   Desse modo, o naturalista e poeta italiano Francesco Redi (1626-1697) indignado com a experiência da Abiogênese veio com sua experiência contestar tal idéia e a defender a idéia de que todos os organismos vivos nasciam de um outro ser vivo pré-existente. Surgiu então a Biogênese, um desafio à geração espontânea.
   Para isso, Redi realizou uma experiência que se tornou célebre pelo fato de ser a 1º registrada e utilizar um controle.

  •    Assim ele colocou carne no interior de 8 frascos, fechando 4 deles e deixando os outros 4 abertos, em contato com o ar. Em poucos dias os frascos abertos estavam cheios de larvas de moscas, enquanto os frascos fechados estavam livres de contaminação. Para que ninguém alegasse falta de ar, os frascos foram fechados com gaze fina. Essa experiência parecia negar a Abiogênese.


  BIOGÊNESE DEFENDE A IDÉIA DE QUE UM SER VIVO SOMENTE PODE SURGIR DE UM OUTRO PRÉ-EXISTENTE.


   Essa polêmica entre Abiogenese e Biogênese manteve-se até o final do século XVII, quando o assunto foi novamente debatido por 2 cientistas da época, Needhan e Spallanzani.
   Em 1745, o inglês John Needhan utilizou vários caldos nutritivos de carne e os colocou em frascos, os mesmos foram aquecidos e em seguida fechados para impedir a entrada de are aquecido novamente. Depois de alguns dias o caldo foi invadido por uma grande quantidade de microorganismos.
   Needhan, repetiu o experimento com outros líquidos nutritivos e obteve sempre o mesmo resultado, ou seja, o aparecimento de microorganismos. Com esse resultado, ele concluiu que a geração espontânea era realmente possível.
   Vinte cinco anos mais tarde, o padre italiano Lazarro Spallanzani criticou de forma devastadora as conclusões de Needhan. Spallanzani ferveu durante 1 hora diversos caldos nutritivos colocados no interior dos frascos.
   Dos frascos usados, alguns foram fortemente fechados, outros tampados com algodão e outros permaneceram abertos. Examinando-os posteriormente observou  a proliferação de microorganismos era proporcional ao contato com o ar, onde conclui-se que o ar continha formas de vida que contaminavam o caldo, portanto todos os seres vivos provinham de outros pré-existentes.
   Spallanzani mostrou então que Needhan não tinha aquecido suficientemente os seus frascos para matar os microorganismos.
   Em 1860, o biólogo francês Louis Pasteur, conseguiu finalmente derrubar a teoria da Abiogênese.

  1.  Pasteur colocou uma solução nutritiva em um frasco aberto com o objetivo de fornecer condições para que os microorganismos não perdessem a vitalidade.
  2. Ao calor da chama, curvou o gargalo em forma de "S", criando o "balão pescoço de cisne", essa curvatura foi feita para dificultar a entrada de mais ar contaminado depois da fervura, além de possibilitar que os vapores saíssem livremente pela estreita abertura.
  3.  Pasteur deixou o frasco esfriar e observou que o líquido em tal frasco permaneceu livre de microorganismos por vários meses.
  4.  Pasteur pode provar que apesar de o líquido ter sido fervido, ainda possuis a capacidade de manter a vida. Por esse motivo, quebrou o gargalo, permitindo que os microorganismos do ar fosse nele introduzidos. Com isso, provou que os seres vivos só podem surgir de outros seres-vivos pré-existentes.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

AOS MEUS QUERIDOS SEGUIDORES (ALUNOS, PROFESSORES, COLEGAS DE TRABALHO E AMIGOS)



      Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática o que eles lhes ensinam . Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
     O conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado.
      Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e ação.
      Juntos queremos nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
      É com esse espírito e amor pela educação que dou as boas vindas e um bom retorno a todos, para que com vibração positiva e alegria iniciemos nossas atividades.
      Espero que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados este ano. Espero também que cada um siga seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, transforme.
Dou as boas vindas e desejo um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais a todos que fazem parte desta família A essência da ciência