segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MENSAGEM DE BOAS VINDAS

AOS MEUS QUERIDOS SEGUIDORES (ALUNOS, PROFESSORES, COLEGAS DE TRABALHO E AMIGOS)



      Em todos os povos do mundo, em todas as épocas da humanidade, o que se espera de uma nova geração é que ela aprenda os ensinamentos dos mais velhos e siga os passos daqueles que já trilharam muitos caminhos. Os pais esperam dos seus filhos que os escutem e ponham em prática o que eles lhes ensinam . Os professores se orgulham dos alunos que os seguem.
     O conhecimento não é somente assimilar passivamente um saber, um conteúdo, um objeto. Admitimos a idéia que devemos partir de algo, mas para que haja conhecimento esse algo deve ser transformado, repensado, ter que adquirir novo significado e ser re-elaborado.
      Podemos fazer isso em conjunto, com outros indivíduos, mas cada um, individualmente, precisa contribuir com sua parcela de intelectualidade e ação.
      Juntos queremos nesse novo ano letivo fortalecermos nosso espírito para que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso. E nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.
      É com esse espírito e amor pela educação que dou as boas vindas e um bom retorno a todos, para que com vibração positiva e alegria iniciemos nossas atividades.
      Espero que todos nós possamos nos apropriar dos saberes que nos serão colocados este ano. Espero também que cada um siga seus próprios passos, que trilhe novos caminhos, que ouse, transforme.
Dou as boas vindas e desejo um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais a todos que fazem parte desta família A essência da ciência

domingo, 12 de dezembro de 2010

Nasa descobre nova forma de vida no planeta Terra

Nova bactéria utiliza arsênio para se desenvovler, elemento químico tóxico para outros seres vivos

A Nasa, agência espacial norte-americana, anuncia nesta quinta-feira a descoberta de uma bactéria diferente das outras formas de vida que habitam nosso planeta. Segundo a pesquisa, a bactéria usa arsênio em substituição ao fósforo para seu desenvolvimento, incorporando o elemento químico tóxico ao seu DNA.


Todos os seres vivos na Terra – até agora – compartilhavam dos mesmos seis elementos básicos em seu DNA: carbono, fósforo, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre. É como se todos nós fôssemos construídos com os mesmos blocos fundamentais. Mas o material genético da nova bactéria pode substituir o fósforo pelo elemento químico arsênio em sua composição. Mesmo em pequenas doses, o arsênio é altamente tóxico para os outros seres vivos.
"O resultado da pesquisa é um lembrete de que a vida como nós conhecemos pode ser muito mais flexível do que acreditamos", afirmou a microbióloga Felisa Wolfe-Simon, cientista da Nasa e líder do estudo.
A bactéria foi descoberta no Lago alcalino Mono, situado no deserto da Califórnia. A novidade pode mudar a maneira como os cientistas entendem a vida na Terra e também alterar a procura por seres vivos semelhantes aos terrestres em outros planetas, uma vez que agora eles não precisam mais seguir o nosso "padrão de vida".

 


O lago estudado contém tanto o fósforo quanto arsênio. A pesquisa da Nasa diz que a bactéria se desenvolve melhor usando o fósforo, assim como os outros seres do planeta, mas os cientistas substituíram em laboratório o fósforo pelo arsênio e viram que mesmo assim a bactéria continuava viva e incorporava o elemento tóxico ao seu material genético.
A pesquisa, publicada na revista Science nesta quinta-feira, pode mudar o que sabemos sobre biologia e a busca de formas de vida fora de Terra, que antes procurava a presença dos seis elementos essenciais, mas agora pode incluir o arsênio nas pesquisas.


Escorpião brilha no escuro para detectar luar

Os escorpiões usam o misterioso brilho verde que emitem sob luz ultravioleta como um instrumento rudimentar para decidir se a luz emitida pela lua estão muito forte para que o animal saia de sua toca com segurança. 

Como os escorpiões são caçadores noturnos, parece estranho que eles apresentem a fluorescência em vez de ficarem camuflados. O pesquisador Carl Kloock, da California State University, diz que os animais produzem uma quantidade limitada de pigmentos fluorescentes, que se degrada conforme brilha.
Kloock colocou 15 escorpiões expostos à luz ultravioleta até que seu pigmento tivesse sido todo usado e depois comparou o comportamento noturno com outros 15 escorpiões que não tiveram os pigmentos fluorescentes esgotados. Os fluorescentes ficaram restritos a uma pequena área, enquanto os outros vagavam ao acaso.
O ponto crucial, diz Kloock, reside no que os animais conseguem ver. Se, como parece provável, eles não podem ver o componente ultravioleta da luz das estrelas e luar, eles não sabem se a noite é clara o suficiente para permitir que os predadores possam vê-los. 

Doug Gaffin, da Universidade de Oklahoma, diz que os escorpiões podem se esconder na sombra noturna embaixo de folhas, sugerindo que eles são muito sensíveis à luz. Ele acrescenta que a fluorescência pode ter outras funções, tais como avisar predadores sobre o veneno do escorpião. 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

GABARITO DA REVISÃO DE 05/12/2010

AB+,
d)
Porque uma pessoa com sangue tipo O não possui aglutinogênio, por isso o sangue tipo O é doador universal e a pessoa com sangue tipo AB não possui aglutinina, por isso ela é recpetora universal,
d)
b)
c)
e) pois o sistema ABO é determinado por mais de um alelo
a)
c)
b)
a)
e)

domingo, 5 de dezembro de 2010

A HERANÇA DO SANGUE

                                                                 REVISÃO

O pai de uma criança do grupo sanguíneo A e Rh-, cuja mãe é B e Rh, qual seria o grupo sanguíneo dessa criança? 
Nas hemácias de um individuo pertencente ao grupo sanguíneo B: a)a) Existe aglutinina B b) b)Existe o aglutinogênio A e a aglutinina B c)c) Existe aglutinina A
d) a)Existe aglutinogênio B    
e) Existe aglutinogênio A

Explique por que uma pessoa com sangue tipo O é doadora universal e o sangue tipo AB é receptor universal

Num banco de sangue foram seleccionados os seguintes doadores: grupo AB - 5; grupo A - 8; grupo B - 3; grupo O - 12. O primeiro pedido de doação partiu de um hospital que tinha dois pacientes nas seguintes condições:
 Paciente I: possui ambos os tipos de aglutininas no plasma.
 Paciente II: possui apenas um tipo de antigénio nas hemácias e aglutininas b no plasma. 
Quantos doadores estavam disponíveis para os pacientes I e II, respectivamente?
a) 5 e 11   b) 12 e 12  c) 8 e 3  d) 12 e 20  e) 28 e 11

Uma mulher recebeu uma transfusão sanguínea. Seu primeiro filho nasce com eritroblastose fetal.  Classifique, quanto ao grupo sanguíneo Rh , a mulher,  seu marido, a criança e o sangue que a mulher recebeu na transfusão:
a)  Rh-, Rh+, Rh-, Rh-  
b)  Rh-, Rh+, Rh+, Rh+  
c)  Rh-, Rh+, Rh-, Rh+
d)  Rh-, Rh-, Rh+, Rh-  
e)  Rh+, Rh-, Rh-, Rh+ 

Mariazinha, criança abandonada, foi adoptada por um casal.  Um ano mais tarde, António e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha.  No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sanguíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha.  Os resultados foram: António  B, Rh+; Joana  A, Rh-;  Mariazinha  O, Rh-. Você concluiria que: 

a)  Mariazinha pode ser filha de Joana, mas não de António. 
b) Mariazinha não é filha do casal. 
c) Mariazinha é filha do casal. 
d) Existe a possibilidade de Mariazinha ser filha do casal, mas não se pode afirmar.
e) Mariazinha pode ser filha de António, mas não de Joana. 

Os grupos sanguíneos ABO representam um exemplo de: 
a) herança poligénica 
b) polimeria 
c) pseudo-alelismo  
d) interacção génica 
e) alelos múltiplos 

O avô paterno de uma mulher pertence ao grupo sanguíneo AB e todos os outros avós são do grupo O. Qual é a probabilidade de esta mulher ser do grupo AB?
a) nula  
b) 25%  
c) 50%  
d) 75%  
e) 100%

Quando os cônjuges têm sangue do tipo AB, os tipos possíveis de sangue dos filhos são apenas:  
a) A e AB
b) A e B
c) A, B e AB
d) A, AB e O
e) A, B e O

Para que um casal possa ter filhos com sangue tipo A, tipo  B, tipo  AB e tipo O deve ter a seguinte constituição genética:
a) A e B, sendo pelo menos um deles heterozigoto.
b) A e B, sendo ambos heterozigotos.
c) AB e B, sendo B heterozigoto.
d) AB e A, sendo A heterozigoto.
e) AB e O.

Depois de uma gestação bem sucedida, uma casal perde o segundo filho por eritroblastose fetal e, mais tarde volta a ser bem sucedido em uma terceira geração. Indique os genótipos do pai, da mãe, do primeiro, do segundo e do terceiro filhos, respectivamente Pai, Mãe, 1º filho, 2º filho e 3º filho
a) Rr rr Rr Rr rr
b) rr RR rr rr Rr
c) RR rr rr Rr Rr
d) rr Rr Rr rr rr
e) Rr rr Rr Rr Rr

Uma mulher do grupo sanguíneo A cuja mãe era do grupo O casa-se com um homem doador universal.  
Os grupos sanguíneos dos prováveis filhos do casal poderão ser:
a) A ou AB.                d) Apenas O.
b) A ou B.                   e) A ou O.
c) Apenas A.



domingo, 14 de novembro de 2010

MEC divulga os gabaritos das provas do Enem

Liberação das respostas foi autorizada nesta sexta-feira pela Justiça

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (12) os gabaritos das provas aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro. A liberação das respostas corretas estava prevista para a última terça-feira (9), mas foi suspensa pela Justiça. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Federal Regional da 5ª Região (TRF-5) autorizou  o prosseguimento das ações relacionadas ao Enem.

O MEC irá disponibilizar um portal, no site do Enem, no qual os estudantes prejudicados pelos erros no exame poderão se manifestar. A previsão é que este canal comece a funcionar das 21h às 22h. No sábado (6), cerca de 200 pessoas, segundo levantamento do MEC, receberam cadernos de prova amarelos com erro de montagem. No mesmo dia, o cartão-resposta teve os cabeçalhos das provas Ciências da Natureza e Ciências Humanas invertidos.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o MEC irá identificar de forma minuciosa os estudantes prejudicados que se submeterão à nova prova, ainda sem data para acontecer. "Vamos ter de fazer leitura eletrônica de todas as atas de 113 mil locais, um trabalho difícil, minucioso, que já se iniciou, para podermos identificá-los e reaplicar (a prova)." Segundo Haddad, somente depois deste levantamento se terá o número exato de estudantes nesta situação. Ele disse que os alunos serão avisados.
Recurso
Logo após a decisão do desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF-5, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho entrou com recurso. Para Oscar, o exame tem de ser anulado, pois "está eivado em erros".
Tramita ainda na Justiça uma ação pública do Ministério Público Federal (MPF) cearense que pede a anulação do exame.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Derrubada a suspensão do Enem 2010

Tribunal Regional Federal da 5ª Região entendeu que novo exame prejudicaria mais de 3 milhões de candidatos. Gabarito sai hoje

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou, na manhã desta sexta-feira, a decisão da juíza federal do Ceará Karla de Almeida Miranda Maia que suspendia o prosseguimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O magistrado atendeu a pedido formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que organiza exame.
a decisão que derrubou a liminar, o presidente do TRF-5 ressaltou que a suspensão de um exame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil e que a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior, já que diversas dessas entidades utilizarão as notas do exame. Destacou, ainda, que a realização de novas provas traria um prejuízo da ordem de R$ 180 milhões, decorrente da contratação da logística necessária. O desembargador defendeu ainda que a decisão da Justiça Federal, baseada em eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a 2.000 estudantes, acaba prejudicando todos os demais (cerca de 3 milhões), afrontando o princípio da proporcionalidade.

Com a liberação, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) vai liberar ainda hoje o gabarito das provas e publicar o site pelo qual estudantes que responderam os gabaritos de forma invertida, por conta de erro nos cabeçalhos do cartão de respostas no primeiro dia de provas, poderão pedir para terem suas respostas corrigidas na forma como preencheram.

A decisão do TRF-5 ainda pode ser questionada pelo Ministério Público.