domingo, 14 de novembro de 2010

MEC divulga os gabaritos das provas do Enem

Liberação das respostas foi autorizada nesta sexta-feira pela Justiça

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (12) os gabaritos das provas aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro. A liberação das respostas corretas estava prevista para a última terça-feira (9), mas foi suspensa pela Justiça. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Federal Regional da 5ª Região (TRF-5) autorizou  o prosseguimento das ações relacionadas ao Enem.

O MEC irá disponibilizar um portal, no site do Enem, no qual os estudantes prejudicados pelos erros no exame poderão se manifestar. A previsão é que este canal comece a funcionar das 21h às 22h. No sábado (6), cerca de 200 pessoas, segundo levantamento do MEC, receberam cadernos de prova amarelos com erro de montagem. No mesmo dia, o cartão-resposta teve os cabeçalhos das provas Ciências da Natureza e Ciências Humanas invertidos.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o MEC irá identificar de forma minuciosa os estudantes prejudicados que se submeterão à nova prova, ainda sem data para acontecer. "Vamos ter de fazer leitura eletrônica de todas as atas de 113 mil locais, um trabalho difícil, minucioso, que já se iniciou, para podermos identificá-los e reaplicar (a prova)." Segundo Haddad, somente depois deste levantamento se terá o número exato de estudantes nesta situação. Ele disse que os alunos serão avisados.
Recurso
Logo após a decisão do desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF-5, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho entrou com recurso. Para Oscar, o exame tem de ser anulado, pois "está eivado em erros".
Tramita ainda na Justiça uma ação pública do Ministério Público Federal (MPF) cearense que pede a anulação do exame.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Derrubada a suspensão do Enem 2010

Tribunal Regional Federal da 5ª Região entendeu que novo exame prejudicaria mais de 3 milhões de candidatos. Gabarito sai hoje

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou, na manhã desta sexta-feira, a decisão da juíza federal do Ceará Karla de Almeida Miranda Maia que suspendia o prosseguimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O magistrado atendeu a pedido formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que organiza exame.
a decisão que derrubou a liminar, o presidente do TRF-5 ressaltou que a suspensão de um exame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e candidatos de todo o Brasil e que a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior, já que diversas dessas entidades utilizarão as notas do exame. Destacou, ainda, que a realização de novas provas traria um prejuízo da ordem de R$ 180 milhões, decorrente da contratação da logística necessária. O desembargador defendeu ainda que a decisão da Justiça Federal, baseada em eventual irregularidade nas provas de menos de 0,05% dos candidatos, equivalente a 2.000 estudantes, acaba prejudicando todos os demais (cerca de 3 milhões), afrontando o princípio da proporcionalidade.

Com a liberação, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) vai liberar ainda hoje o gabarito das provas e publicar o site pelo qual estudantes que responderam os gabaritos de forma invertida, por conta de erro nos cabeçalhos do cartão de respostas no primeiro dia de provas, poderão pedir para terem suas respostas corrigidas na forma como preencheram.

A decisão do TRF-5 ainda pode ser questionada pelo Ministério Público.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Grande Colisor de Hádrons cria 'mini-Big Bang'

Cientistas esperam aprender mais sobre plasma que deu origem ao Universo, logo após o Big Bang, há 13,7 bilhões de anos


O maior acelerador de partículas do mundo, chamado Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), atingiu um feito inédito ao conseguir criar um “mini-Big Bang”, colocando em choque íons de chumbo.
Antes, os cientistas que trabalham na gigantesca máquina – localizada em um túnel de 27 quilômetros na fronteira entre França e Suíça - conseguiam apenas colidir prótons.
Esse tipo de colisão poderia ajudar a encontrar a partícula Bóson de Higgs, que é considerada uma chave para explicar a origem da massa, e descobrir sinais de novas leis da física, como o modelo-padrão chamado supersimetria.
No entanto, durante quatro semanas, cientistas do LHC vão se concentrar em analisar os dados obtidos pela colisão de íons de chumbo.
Dessa maneira, eles esperam aprender mais sobre o plasma que deu origem ao Universo, um milionésimo de segundo após o Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.
Um dos sistemas do acelerador foi criado especificamente para colidir íons de chumbo. Um dos responsáveis por essa área, David Evans, da Universidade de Birmingham, disse que as colisões conseguiram gerar as maiores temperaturas e densidades já criadas em um laboratório.
“Estamos muito empolgados com essa façanha”, disse Evans. “Esse processo foi feito com total segurança em um ambiente controlado, gerando bolas de fogo incrivelmente quentes e densas, com temperaturas acima de 10 trilhões de graus Celsius, um milhão de vezes mais quente que o centro da Terra.”
Sopa de partículas 
“Nessas temperaturas, até mesmo prótons e nêutrons derretem, resultando em uma densa sopa de (partículas) quarks e glúons, conhecida como plasma quark-íon.” Quarks e glúons são partículas subatômicas, ou blocos que constroem a matéria.

Nesse estado, essas partículas não se atraem mais uma pela outra. Segundo o cientista, os físicos esperam aprender mais sobre a força que liga os núcleos dos átomos e que é responsável por 98% de sua massa.
Depois que terminar a colisão de íons, o LHC – que é operado por cientistas do Centro Europeu de Investigação Nuclear - voltará a colocar prótons em choque.

Cientistas descobrem como transformar células da pele em sanguíneas

Nova técnica elimina a necessidade de células-tronco e pode ser importante para pacientes com leucemia



   Uma equipe de cientistas abriu neste domingo a possibilidade de se obter uma fonte interminável de sangue ao anunciar a descoberta de uma técnica que permite transformar diretamente células da pele de adultos em sangue. 
   A descoberta de um grupo de cientistas da Universidade McMaster do Canadá dirigidos pelo pesquisador Mick Bhatia foi publicada neste domingo na revista "Nature". 
   "Essencialmente revelamos o método que nos permite transformar células da pele de adultos em células sanguíneas, sem que tenham que passar por uma etapa intermediária que são as células-tronco pluripotentes induzidas (iPS)", disse Bathia em entrevista à Agência Efe. 
   Segundo os pesquisadores, antes de partir para os resultados práticos da descoberta, o estudo terá que passar por outras etapas, especialmente para verificar a segurança dessa medida, mas as possibilidades que se abrem são promissoras. 
   "Vemos muitos caminhos. Estamos pensando especialmente em pacientes com leucemia. Nesses casos, o sistema sanguíneo sofre uma mudança genética" e os pacientes precisam de células sanguíneas que não sofram rejeição. "Utilizar células da pele" pode ser a solução, destacou Bathia.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Como Estudar: técnicas que podem ajudar a melhorar seu rendimento escolar


Existem algumas técnicas que auxiliam o estudante a alcançar seus objetivos.
Se estas técnicas forem seguidas, seguramente o sucesso será alcançado e o próprio aluno perceberá que pode ultrapassar seus limites...

Fator Externo

AMBIENTE

O ambiente propício para o estudo deverá ser:
  • sossegado,
  • com boa iluminação,
  • sem música,
  • com uma mesa - somente com os materiais básicos para o estudo para que não haja distração com outras coisas do tipo: fotos, revistas, etc,
  • uma cadeira confortável (para se manter uma boa postura durante o estudo),
    um bom dicionário não pode faltar.

    Fator Interno
MOTIVAÇÃO E AUTO DISCIPLINA

"Um homem sem objetivos não sabe para onde vai"
Um fator que determina o bom estudo é a vontade de querer saber mais, sem esta vontade o aluno não chegará a nenhum lugar. Para que isto aconteça o aluno deve saber onde quer chegar, enfim, ter os seus objetivos bem definidos!!!
A auto disciplina entra aí como um auxiliar do estudante que deve treinar-se para ter domínio sobre a fantasia, imaginação, emoções e impulsos.
A constância vence as impressões de falso cansaço que freqüentemente nos assaltam.

Planejamento e Organização

TEMPO

É importante que o aluno separe um tempo para estudar.
A escolha deste período é individual, pois cada pessoa tem os seus compromissos pessoais no decorrer da semana. Mas se faz necessário um empenho por parte do estudante para descobrir seus horários vagos e se dedicar ao estudo.
Descobrir os períodos de tempo vagos.
Selecionar aqueles períodos do dia em que você se sente mais "disposto"(Ex: há pessoas que trabalham melhor à noite, outros logo ao amanhecer...)
Separar pelo menos duas horas para estudo, mas, entre uma hora e outra descansar 15 minutos (saia do ambiente de estudo e faça algo para descansar a mente).
Somente em último caso estude mais que estas 2 horas porque é melhor que você tenha 2 horas de estudo por dia com uma certa freqüência ( por exemplo:4 vezes por semana) do que 4 horas em um só dia.

Anotações em Sala de Aula

As anotações em sala de aula são muito importantes para o estudo, pois elas são pessoais, ou seja, o aluno escreve com suas palavras o que está entendendo da aula, quando nós anotamos algo estamos usando não somente as memórias visual e auditiva. Quando escrevemos algo memorizamos mais!!!!!
Prepare um caderno para anotações ou utilize o próprio caderno da matéria a ser estudada, porque quando fazemos anotações em qualquer folha corremos o risco de perdê-la!!!
Crie o hábito de rever as anotações quando chegar em casa, ao revê-las podemos relembrar coisas importantes que deixamos de anotar durante a aula.

Saiba tirar o maior proveito de suas anotações

Escrever cada palavra dita pelo professor em sala de aula não garante o entendimento sobre o assunto. Existem estudantes que se dão bem com anotações em moldes de mapas mentais, baseando-se em palavras-chave, com indicadores. Esta é uma metodologia mais visual, com a qual o eles conseguem, depois, relacionar o mapa mental com o que recordam das aulas.

Outro método conhecido são as anotações lineares, com frases importantes e observações indispensáveis para estudar posteriormente. Muitos utilizam recursos como sublinhar palavras e temas de importância.

Outra técnica em anotações é a boa utilização de abreviaturas. Muitas vezes abreviamos uma palavra, porém, posteriormente, não entendemos seu significado. É preciso desenvolver abreviaturas padronizadas e utilizar algumas já conhecidas, como: C. (cerca de) Cap. (capítulo), i.e (id est = isto é), entre outras.

Obs.: Estas anotações são muito úteis também para serem usadas durante: Palestras, Exposições de Trabalhos, Vídeos, etc.

Estudando em Casa

Com o hábito saudável de estudar com uma certa constância você nunca estará com muitas matérias "difíceis" para "tentar decifrar"!
Tudo será uma grande REVISÃO deixando o estudante mais despreocupado, pois ele tem o domínio da matéria!!!

1º Passo
Ler o conteúdo a ser estudado despreocupadamente.
2º Passo
Ler o conteúdo sublinhando o que você está achando mais importante no texto.
3º Passo
Fazer um questionário sobre o que foi lido. (lembre-se que este material é seu por isso tente abordar todos os aspectos do texto!!!! Não seja um traidor de si mesmo!!)
4º Passo
Fazer um "Mapa Mental" do material (observando cores diferentes para as ramificações)
5º Passo
Se houver exercícios para serem feitos a hora é agora. Depois de ter seguido todos estes passos você não encontrará dificuldades em resolvê-los

Dica de Aprofundamento

Muitos alunos ficam apenas com o que o professor aborda em sala de aula e por este motivo, muitas vezes, não chegam a compreender o conteúdo.
Uma dica legal para que o estudante finalmente se liberte e possa discutir e analisar os fatos com mais profundidade é a PESQUISA.
Muitas vezes atitudes simples nos ajudam a ter mais conhecimento sobre fatos e, por este motivo, ser vista como uma pessoa "interessada".
Levar para a sala de aula um recorte de jornal, ou de uma revista sobre o tema estudado é um modo simples de aprofundamento.
Quando a matéria requer exercícios, como por exemplo matemática, o estudante deve procurar em livros de outros autores exercícios diferentes, e a partir destes, o próprio aluno poderá criar os seus.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

10 de Novembro: Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento


   Estabelecido em 2001 e celebrado no Brasil desde o ano 2005, o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento” é comemorado todo dia 10 de novembro. Essa data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor e nela pretende-se reiterar o compromisso da UNESCO em:
• fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas;
• promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico;
• renovar o compromisso nacional e internacional no uso da ciência em prol da sociedade;
• enfatizar os desafios enfrentados pela ciência e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.
Mais informações:




ENEM: GABARITOS SÓ SERÃO LIBERADO DOIS DIAS DEPOIS DAS PROVAS

          De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado no próximo dia 9, dois dias após a aplicação da última prova do exame, que será realizado nos dias 6 e 7 deste mês.
           O Enem deste ano também prevê outras alterações com relação ao ano passado; as restrições serão mais rígidas durante a realização das provas. Apenas caneta esferográfica preta poderá ser utilizada para responder as questões. Além disso, os itens descritos abaixo, serão proibidos durante o período de realização da prova:
- lápis, relógio, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Os resultados do exame serão divulgados até 15 de janeiro de 2011.