sexta-feira, 30 de março de 2012
quinta-feira, 29 de março de 2012
Imagem revela como o cérebro é organizado
Registro mostra estrutura tridimensional, como uma grade curvada.Descoberta desvenda conexão entre todas as partes do cérebro.
Esqueça aquela ideia de que "o lado direito do cérebro faz assim" e o "lado esquerdo do cérebro faz assado". Um estudo publicado nesta quinta-feira (29) pela revista “Science” mostra que o cérebro humano não tem "lados" nem é isolado na hora de realizar tarefas. Ele é todo interligado e não existem áreas específicas para funções específicas.
O mesmo padrão de organização foi observado no cérebro humano e também no de macacos. Segundo os pesquisadores, os sinais que correm pelo cérebro se ordenam em uma estrutura tridimensional, como uma "grade curvada". Em resumo, o cérebro não é um emaranhado de fios separados, mas uma rede interligada.
Cérebro visto como uma grade curvada, em imagem feita por estudo publicado nesta quinta (29)
(Foto: MCH-UCLA Human Connectome Project)
“A velha imagem do cérebro como um emaranhado com milhares de fios separados e desconectados não fazia sentido do ponto de vista evolutivo”, afirmou Van Wedeen, autor do estudo, em material de divulgação do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, onde ele trabalha.
“Como a seleção natural levaria cada um destes fios a configurações mais eficientes e vantajosas? A grande simplicidade desta estrutura em grade é o motivo pelo qual ele [o cérebro] consegue acomodar as mudanças aleatórias e graduais da evolução”, concluiu o pesquisador.
segunda-feira, 26 de março de 2012
Divisão celular (aula para o 3º ano )
A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno de nossas células e, depois, as dividimos, em duas. Esse processo é a divisão celular
Por que as células se dividem?
Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas.
ETAPAS
INTÉRFASE + DIVISÃO CELULAR
DURAÇÃO MÉDIA DO CICLO CELULAR
G1 (antes da síntese de DNA) - 9 a 11 horas
-Síntese de RNA
-Crescimento da célula
S (durante a síntese de DNA) - 8 a 10 horas
- Duplicação dos cromossomos
G2 (depois da síntese de DNA) - 4 a 5 horas
- Pouca síntese de DNA e proteínas
MITOSE - 30 min a 1 hora
Total: 24 horas
FASES DA INTÉRFASE
FASE G1
- Intensa síntese de RNA e proteínas
- Aumento do citoplasma
- Pode durar horas, meses ou ser permanente (neurônios)
FASE S
- Duplicação do DNA
- Síntese proteica
FASE G2
- Pequena síntese de RNA e proteínas
MITOSE
Mitose= é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide da origem a duas novas células geneticamente idênticas à célula mãe.
É um processo de multiplicação da célula que se caracteriza por uma duplicação cromossômica e uma divisão celular. O resultado é que as células-filhas possuirão o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.
FASES DA MITOSE
Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase
(PROMETE A ANA TELEFONAR)
PRÓFASE
-
- Espiralização da cromatina – individualização dos cromossomos
- Afastamento dos centríolos para os pólos – formação do fuso acromático
- Desaparecimento dos nucléolos e início da ruptura da membrana nuclear
PRÓMETAFASE
- Cromossomos começam a se condensar;
- Centríolo duplica-se.
- Formação do fuso acromático e ásteres
METÁFASE
METÁFASE
ANÁFASE
TELÓFASE
-
- Cromossomas-filhos atingem os pólos;
- Desaparecimento do fuso mitótico;
- Reorganização da membrana nuclear;
- Descondensação dos cromossomas;
- Reaparecimento dos nucléolos
CITOCINESE OU SEPARAÇÃO DAS CÉLULAS-FILHAS
MEIOSE
n
- Meiose= um tipo de divisão celular em que uma célula 2n dá origem a 4 novas células, geneticamete diferentes.
- Ocorre nas células germinativas (sexuais). Da uma maior variedade genética
MEIOSE I
PRÓFASE I
subdivisões:
leptóteno
zigóteno
paquíteno
diplóteno
diacinese
LEZIPADIDIA
- Cromossomos visíveis como delgado fios;
- Começa a condensação;
- Emaranhado de cromossomos;
- Cromátides irmãs alinhadas;
- Combinação dos cromossomos homólogos;
- Sinapse bem distinta.
- Cromossomos tornam-se espiralados;
- Pareamento completo;
- “Crossing-over → troca!”
- Afastamento dos cromossomos homólogos – constituindo bivalentes;
- Dois cromossomos de cada bivalente mantêm-se unidos pelos quiasmas;
- Quiasmas – regiões onde houveram troca
- Condensação máxima dos cromossomos;
- Condensação – Duas moléculas formam uma
METÁFASE I
-
- Desaparecimento da membrana nuclear;
- Formação do fuso;
- Cromossomos alinhados;
ANÁFASE I
- Separação dos cromossomos;
- Cromátides irmãs puxadas para os pólos;
TELÓFASE I
Os dois conjuntos haplóides de cromossomos se agrupam nos pólos opostos da célulaMEIOSE II
Início nas células resultantes da telófase I, sem que ocorra a IntérfasePRÓFASE II
METÁFASE II
ANÁFASE II
TELÓFASE II
Alimentos que ajudam a perder a barriga
Eles têm propriedades especiais que aceleram o metabolismo, facilitam a digestão e a diminuição da gordura abdominal
O azeite ajuda na diminuição da gordura abdominal, por promover maior oxidação dos ácidos graxos (“gordurinhas”)
O chá verde é diurético e ajuda na digestão e na queima de gordura
O limão é termogênico e ajuda a quebrar o acúmulo de gordura
A linhaça acelera o metabolismo, substitui o pão e ajuda a murchar a barriga
Apesar de calóricas, as castanhas têm gorduras boas que ajudam a perder a barriga
A gordura do coco, além de não fazer mal ao coração, ela pode substituir a manteiga.
Acelera o metabolismo e facilita a digestão
pimenta-vermelha é avaliada como inibidora de apetite e acelera a queima de gordura
O morango é antioxidante, rico em fibras, facilita a digestão e tem ácido elágico, que desfavorece o acúmulo de gordura
A melancia é uma fruta rica em água, ajuda na sensação de saciedade e na digestão
O gengibre é desintoxicante, alivia o estresse, facilita a queima de gordura e o emagrecimento
A aveia ajuda no funcionamento do intestino e diminui a sensação de abdome estufado
O agrião é de fácil digestão e rico em fibras
O abacaxi auxilia na eliminação de toxinas e na retenção hídrica, diminuindo o inchaço abdominal
O abacate também faz parte do time da gordura do bem e ajuda na quebra das gordurinhas do mal
sábado, 24 de março de 2012
Maré Vermelha
O fenômeno causado pela proliferação de algas dinoflageladas
O acontecimento natural conhecido por maré vermelha ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação (multiplicação) de micro-algas dinoflageladas (Filo Dinophyta), causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.
Esses organismos aquáticos, denominados planctônicos, habitantes de região pelágica (superficiais), quando em excessiva reprodução impedem a passagem luminosa reduzindo a taxa fotossintética local.
Essas algas também produzem e liberam toxinas que causam o envenenamento das águas, afetando outras espécies, por exemplo, provocando a morte de peixes, acarretando prejuízos econômicos relacionados à atividade pesqueira.
Fatores como a grande quantidade de matéria orgânica, proveniente do esgoto e lixo doméstico lançados no meio aquático, além de tornar a água imprópria para o consumo humano, colaboram com o crescimento exagerado das algas.
Pesquisas revelam que o aumento do número de marés vermelhas, em termos de quantidade, intensidade e dispersão geográfica, está relacionado à poluição e ao processo de eutrofização das águas marinhas.
Dessa forma, o uso das águas costeiras utilizadas para a prática da aqüicultura (produção de organismos em larga escala para comercialização) concentra grande teor de matéria orgânica, bem como o aumento sistemático da temperatura média global, contribuem consideravelmente com o fenômeno da maré vermelha.
História da Biologia
Como começou o estudo da biologia. O que levaram as pessoas a observar e a estudar essa ciência que hoje é fundamental em nossas vidas.
A história da Biologia se dá desde a pré-história, quando o homem começou a observar e perceber no seu dia a dia que as plantas tinham uma época certa do ano para frutificação, quais plantas eram venenosas e quais não eram, quais frutos que podiam ser consumidos e os que não podiam. Nessa prática diária, o homem aprendeu muito sobre a biologia.
No Egito, a técnica utilizada para embalsamento de cadáveres já requeria um grande conhecimento sobre as propriedades das plantas e óleos vegetais. Desde a antiguidade, os povos já observavam e queriam saber mais sobre as diversas formas de vida, pois sabiam que aliados a elas poderiam viver melhor.
No século IV a.C. o naturalista Aristóteles começou a observar e estudar as mais diversas formas de vida. Descobriu muitas coisas que foram fonte de pesquisa durante séculos. Observou, dividiu e classificou os animais “com sangue” e “sem sangue”. Percebeu a presença de órgãos análogos e homólogos e observou a adaptação evolutiva dos animais e vegetais.
Na Idade Média, Alberto Magno escreveu documentos sobre observações de plantas e animais, e, no século XIV, diversos cientistas começaram a fazer dissecações em cadáveres humanos, o que fez a anatomia humana progredir consideravelmente.
Em 1650, com a descoberta do microscópio por Antony van Leewenhoek, os cientistas e curiosos puderam aprofundar mais seus estudos na biologia. Em 1735, Lineu, baseado nas semelhanças morfológicas de plantas e de animais, criou o sistema taxonômico e a nomenclatura dos seres vivos, que é utilizado até hoje, mas com algumas modificações. Em 1809, Lamarck deu um passo à frente quando publicou um livro sobre a evolução das espécies, e em 1859, Charles Darwin, também evolucionista, publicou um livro sobre a origem das espécies, que é aceita até hoje como explicação para a evolução das espécies.
Em 1866, Gregos Johan Mendel, em experimentos com ervilhas, descobriu a hereditariedade, e hoje é considerado o pai da genética.
Com a descoberta do microscópio eletrônico, várias estruturas celulares até então desconhecidas passaram a ser estudadas, e Watson e Crick tiveram a oportunidade de descobrir sobre a dupla hélice do DNA e o código genético.
No passado, muitos cientistas contribuíram com informações e observações que os cientistas atuais levam em consideração em suas pesquisas. A biologia é uma ciência muito rica e ampla, e será alvo de dúvidas e descobertas eternamente.
(Por: Paula Louredo - Graduada em Biologia)
quinta-feira, 22 de março de 2012
Pesquisa identifica pista para droga para reverter calvície
Estudo identificou proteína que leva a afinamento do folículo capilar; possíveis tratamentos já estão em testes clínicos.
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram uma pista biológica para a calvície que poderia levar à descoberta de um tratamento para interromper ou até mesmo reverter o afinamento dos cabelos.
Em análises com homens calvos e ratos de laboratório, os cientistas americanos descobriram uma proteína que leva à perda de cabelos.
Segundo os pesquisadores, drogas que seguem esse caminho já estão em desenvolvimento.
O estudo, publicado na revista especializada 'Science Translational Medicine', poderia levar a um creme para tratar a calvície.
Proteína identificada
A maioria dos homens começa a perder os cabelos na meia-idade. Até os 70 anos, 80% dos homens enfrentam alguma perda de cabelo.
O hormônio sexual masculino testosterona tem um papel importante no processo, assim como os fatores genéticos.
Eles provocam a diminuição dos folículos capilares, até que eles se tornem tão pequenos que parecem invisíveis, levando à aparência da calvície.
Os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia analisaram quais genes são ativados quando os homens começam a perder os cabelos.
Eles verificaram que os níveis de uma proteína-chave chamada prostaglandina D sintetase são elevados nas células dos folículos capilares localizados em áreas calvas do couro cabeludo.
Testes clínicos
Camundongos criados para ter níveis altos da proteína ficaram completamente calvos. Cabelos humanos transplantados também pararam de crescer ao receber a proteína.
A inibição do crescimento do cabelo seria ativada quando a proteína se liga a um receptor nas células dos folículos capilares.
'Essencialmente, mostramos que a proteína prostaglandina era elevada no couro cabeludo calvo dos homens e que ela inibia o crescimento capilar. Então identificamos um alvo para o tratamento da calvície masculina', afirma o dermatologista George Cotsarellis, coordenador do estudo.
'O próximo passo será procurar compostos que afetam esse receptor e também descobrir se bloquear esse receptor poderia reverter a calvície ou somente preveni-la. Esta é uma questão que poderá levar um tempo para ser respondida', diz.
Segundo ele, várias drogas que seguem essa pista já foram identificadas e algumas já estão na fase de testes clínicos.
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