segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cães modernos surgiram na Europa há pelo menos 19 mil anos, diz estudo

Cientistas fizeram análise detalhada de DNA de cachorros, lobos e coiotes.
Outras teorias creem que animal apareceu 1° na Ásia ou no Oriente Médio.


Esqueleto canino de 8.500 anos enterrado no sítio arqueológico Koster, em Illinois, EUA.
(Foto: Center for American Archaeology/Del Baston/AP)

   Uma análise detalhada de DNA apontou que os cães modernos surgiram na Europa entre 19 mil e 32 mil anos atrás, durante o período geológico Pleistoceno, segundo um novo estudo publicado nesta sexta-feira (15) na revista "Science".
   Pesquisas anteriores haviam sugerido, no entanto, que a origem do melhor amigo do homem seria o Leste Asiático ou o Oriente Médio. Especialistas elogiaram os atuais resultados, mas alertaram que o debate sobre qual teoria é verdadeira não deve terminar tão cedo.
  Todos concordam, porém, que os cães se originaram dos lobos e provavelmente se associaram aos seres humanos atraídos por alimentos ou restos de animais descartados por caçadores e coletores. Durante um longo processo, os cães foram domesticados e se mostraram úteis para caçar e proteger seus donos.
   Para chegar a essas conclusões, os autores coletaram amostras de DNA de 18 fósseis de animais semelhantes a lobos e cachorros que viveram há 36 mil anos em países como Argentina, Bélgica, Alemanha, Rússia, Suíça e EUA.
   Os cientistas então compararam esse material genético com amostras modernas de 49 lobos da América do Norte, Ásia, Europa e do Oriente Médio, além de amostras de quatro coiotes e 77 cães de uma grande variedade de raças.
   Segundo os pesquisadores, o DNA dos cães modernos mostrou grandes semelhanças com o de antigos espécimes europeus e também com o dos lobos europeus modernos. Eles destacam, ainda, que esses animais surgiram antes do aparecimento da agricultura.
   Robert Wayne, da Universidade da Califórnia em Los Angeles e um dos responsáveis pelo estudo, disse que agora há três possíveis hipóteses sobre as origens dos cães e que o tipo de lobo que deu origem a esses animais domésticos já foi extinto.
   Outro autor, Olaf Thalmann, da Universidade de Turku, na Finlândia, afirmou que a descoberta não significa que a Europa tenha sido o único lugar onde os cães apareceram pela primeira vez.
   "Concluímos que a Europa desempenhou um papel importante no processo de domesticação canina", ressaltou.

Vista lateral de crânio de lobo da era geológica Pleistoceno. Fóssil de 26 mil anos, ainda com dentes,
foi encontrado em caverna da Bélgica. (Foto: Royal Belgian Institute of Natural Sciences/AP)
FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/caes-modernos-surgiram-na-europa-ha-pelo-menos-19-mil-anos-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.