domingo, 23 de dezembro de 2012

Bebê golfinho nasce por técnica de seleção de sexo em parque dos EUA

Fêmea da espécie nariz-de-garrafa nasceu este mês com 16 kg e 1 metro.Método permite controlar diversidade genética e evitar extinção de animais.

   Um golfinho nasceu este mês no parque americano Discovery Cove, em Orlando, na Flórida, por meio de uma técnica chamada "sperm-sexing", que separa os cromossomos (X e Y) que definem o sexo do bebê e, portanto, é capaz de escolher se ele será macho ou fêmea.
   O animal é uma fêmea da espécie nariz-de-garrafa que chegou ao mundo no início de dezembro, pesando 16 kg e medindo 1 metro de comprimento.
(Correção: O texto havia informado anteriormente que o filhote media 3,5 metros de comprimento. A informação foi dada pela assessoria do parque SeaWorld e corrigida às 15h08)

Bebê golfinho brinca com a mãe em parque da Flórida, sudeste dos EUA (Foto: Discovery Cove/Divulgação)

   Segundo cientistas do Centro de Pesquisa Reprodutiva dos parques Busch Gardens e SeaWorld – ao qual pertence o Discovery Cove –, o método permite controlar a diversidade genética e evitar a extinção de várias espécies marinhas.
   O novo filhote é o 15º do mundo concebido por esse processo de pré-seleção de sexo e inseminação artificial. Entre os golfinhos nativos do Discovery Cove, inaugurado em 2000, ele é o 25º a nascer.
   No parque, os visitantes também podem nadar com os animais, praticar snorkel com arraias e peixes tropicais, e alimentar pássaros exóticos.

FONTE:G1