segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DIA DO BIÓLOGO - 3 DE SETEMBRO

O que um biólogo faz? 
O trabalho do biólogo é bem amplo e atinge vários campos. Atua no desenvolvimento de projetos voltados para a preservação e conhecimento da fauna e flora do planeta. Assessora na implantação de projetos de proteção ambiental e na implantação do ISO 14000 nas empresas. Atua na pesquisa científica de instituições públicas e privadas. Trabalha em laboratórios de exames biológicos e patológicos. Muitos biólogos vão para a área do magistério (ensino fundamental e médio). Trabalha em parques ecológicos, museus e zoológicos.

Quais as aptidões, habilidades e competências importantes nessa profissão? 
Gostar muito da natureza (plantas e animais), capacidade de trabalhar em equipe, conhecer os recursos naturais, facilidade em lidar com animais, interesse pela pesquisa científica e ser disciplinado com leitura.

Onde um biólogo pode trabalhar? 
Laboratórios de Análises Clínicas, Universidades, Zoológicos, Órgãos Públicos, Escolas de Ensino Fundamental e Médio, empresas que prestam assessoria ambiental e empresas privadas com trabalho ambiental ativo.

Que tipo de especializações e pós-graduação poderá fazer após a conclusão do curso? 
Após a formação, poderá fazer cursos nas seguintes áreas: Zootecnia, Genética, Biologia Marinha, Biologia Celular, Botânica, Ciências do Meio Ambiente, Ecologia, etc.

O Juramento do Biólogo
“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz” Instituído pela Resolução 03/1997 do CFBio.

Dia do Biólogo: A profissão de Biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979. Devido à profissão ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo. O dia do Biólogo foi oficialmente reconhecido pela resolução CFBio 198/2009 em 15 de dezembro 2009.

O Símbolo do Biólogo: “O óvulo estilizado, sendo fecundado, determina o princípio da vida. O óvulo tem o formato do planeta Terra e também lembra folhas, sugerindo a importância do verde”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.