sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Chocolate faz bem à memória de caracóis, diz estudo

    Uma pesquisa canadense publicada nesta quinta-feira (27) mostra que o chocolate – sobretudo o amargo – faz bem à memória dos caracóis. O estudo foi publicado pelo “Journal of Experimental Biology”.   A substância observada no estudo foi, na verdade, o flavonoide, presente não só no chocolate, mas em alimentos como o vinho e o chá verde. Essa substância tem uma série de benefícios para a saúde, e a memória pode ser mais uma das áreas que levam vantagem com esse consumo
  A equipe de Ken Lukowiak, da Universidade de Calgary, usou um exercício com água para testar a memória dos caracóis. Os animais eram colocados em uma água sem oxigênio. Quando isso acontece, eles precisam fechar o tubo respiratório.

    Os caracóis com alimentação tradicional mantiveram a memória de que tinham que fechar esse tubo por curtos períodos de tempo – não mais que três horas –, mas, no dia seguinte, já tinham se esquecido disso.
    No entanto, os animais que consumiram uma solução de água rica em flavonoides conseguiram armazenar a informação por mais de três dias. Essa memória criada com ajuda dos flavonoides se mostrou bastante forte – os cientistas não conseguiram treinar os caracóis para abrirem novamente o tubo respiratório, quando colocados em uma água com oxigênio.
   O estudo concluiu, então, que a substância afetou diretamente os neurônios responsáveis pela memória dos caracóis. Agora, os pesquisadores querem criar uma forma de testar se os flavonoides – e, portanto, o chocolate – podem ter o mesmo efeito em mamíferos – entre eles, o ser humano.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.