quarta-feira, 4 de julho de 2012

Centurio senex ,o morcego enrugado





     O morcego enrugado (Centurio senex) é uma espécie de morcego da família Phyllostomidae. É o único membro identificado do gênero Centurio.Pode ser encontrado em vários países e em torno da América Central. Ele come frutas, mas não é classificado como morcego frutívoro,é classificado como um morcego nariz de folha, mas não tem um nariz de folha. Tem um crânio em forma inusitada que sugere permitir que ele coma uma variedade maior de alimentos do que os outros morcegos.
    O Centurio senex possui uma cauda pequena, é de tamanho médio e, geralmente, tem uma pelagem de cor marrom passando a um marrom-amarelado. Eles pesam cerca de 17g. Sua cabeça não possui pêlos e sua pele é coberta por reentrâncias (como seria de esperar do nome comum).





    Estes retalhos na pele são mais pronunciados nos machos do que nas fêmeas e os machos possuem também uma máscara de pele que podem ser utilizados para cobrir seu rosto. Eles têm bolsas de armazenamento em suas bocas para lhes permitir armazenar frutas.O Centurio senex subsp. greenhalli difere da subespécie mais comum C. senex. senex por ser maior e ter um crânio mais arredondado e crista sagital mais desenvolvida.Seu maxilar é extremamente curto e largo, o que permiti que a força de sua mordida seja até 20% maior do que outros morcegos de um tamanho similar.


      A espécie é totalmente frutívora (comem frutos), embora não se saiba quais os tipos de frutas que comem. Elizabeth Dumont, da Universidade de Massachusetts, acredita que a força da mordida deste morcego lhe permite sobreviver longos tempos (quando os frutos de baga são escassos),comendo frutas mais duras do que os outros morcegos comem.
O nome Centurio senex é formado a partir da palavra latina centurio que significa divisão em centenas e senex referindo-se a pessoas de idade. Esse nome foi escolhido em decorrência da face do morcego ser parecida com a de um homem de cem anos de idade.






Fonte:http://www.ouramazingplanet.com