quarta-feira, 4 de julho de 2012

17 Exemplos das melhores camuflagens da Natureza



Há um subconjunto inteiro de criaturas maravilhosas que utilizam a camuflagem para escapar dos predadores. Esses profissionais da arte da dissimulação e camuflagem evoluíram com resultados fantásticos.



O Phasmatodea, também conhecido como inseto pau, é mestre na arte de se misturar ao seu entorno. É evoluído ao ponto de imitar de forma quase idêntica às plantas em que residem, estes feixes de paus andando parecem com o movimento do balanço das plantas, o que ajuda a enganar os predadores. Existem mais de 3.000 variedades desses animais e aparentemente são grandes demais para se manter como animais de estimação.



Há sapos que gostam de se misturar com seu ambiente fazem muito bem este tipo de defesa. Como pode ser visto nas imagens acima é muito difícil encontra-los misturados a vegetação.



Os insetos folhas são alguns dos maiores imitadores do reino animal. Estes insetos têm corpos que são incrivelmente detalhados, com ondulações e falsas nervuras. Sua coloração realista faz com que seja quase impossível distingui-los de sua cobertura de folhas ao redor.



Os oceanos estão cheios de perigosos e amplos espaços abertos com pouca ou nenhuma cobertura para as possíveis presas. Muitas criaturas têm evoluído para se ocultar habilmente entre a desordem no fundo do oceano. Cavalos-marinhos são capazes de imitar algas balançando suavemente, e alguns peixes parecem quase idênticos às rochas circundantes. Alguns solha evoluíram inacreditavelmente, com corpos totalmente planos e coloração perfeita.



Os seres humanos também fizeram muitas pesquisas e esforços para imitar as habilidades de camuflagem de nossas contrapartes naturais. Há poucas habilidades tão valiosas para a sobrevivência como a capacidade de misturar em seu ambiente.

Fonte: http://webecoist.com