sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Células de defesa do corpo humano

NEUTRÓFILOS, contra bactérias: São uma das principais defesas do corpo, matam bactérias por fagocitose. Estas células podem fagocitar de cinco a 20 bactérias durante suas vidas. Além dos neutrófilos completos, também há neutrófilos imaturos vistos no sangue. Quando uma infecção causada por bactérias acontece, os exames detectam um aumento dos neutrófilos maduros e imaturos.




EOSINÓFILOS, alergia e parasitas: São células de defesa que matam parasitas e desempenham um papel nas reações alérgicas. quando uma pessoa está com alguma parasitose, seu valor aparece aumentado nos exames de sangue.






BASÓFILOS, misterioso: Estas células não são muito compreendidas, ao que parece, trabalham nas reações alérgicas liberando histamina, que faz os vasos sangüíneos vazarem e atrai os leucócitos, e heparina, que impede o coágulo da área infectada para o leucócito poder chegar até a bactéria.










MONÓCITOS, metamorfose celular: Quando entram no tecido, ficam maiores, transformam-se em macrófagos e são capazes de fagocitar bactérias, até 100 durante toda sua vida. Também são eles que fazem o trabalho de destruir as células mortas, danificadas ou velhas do nosso corpo.




LINFÓCITOS, complicadas e perfeitinhas: São células complexas que controlam o sistema imunológico do corpo. Algo que diferencia os linfócitos dos outros glóbulos brancos é a sua capacidade de reconhecer e criar uma memória das bactérias e vírus que invadem nossos corpos. è por causa delas que não pegamos o mesmo vírus duas vezes.







UMA CURIOSIDADE: Quando o exame de hemograma é feito, uma gota do sangue é espalhada em uma lâmina, esta lâmina é corada com corantes próprios para o sangue e é examinada ao microscópio. Estas imagens acima são exatamente da forma que as células são vistas. As bolinhas vermelhas são hemácias, as bolinhas roxas são os leucócitos. O que diferencia uma célula de defesa da outra, é o formato do núcleo.






























FONTE: http://diariodebiologia.com/2010/09/lista-dos-5-mais-celulas-de-defesa-do-corpo-humano/