quarta-feira, 31 de agosto de 2011

REVISÃO PARA O TESTE - 3º FASE


1- O que é tecido?
 É um conjunto de células que executam a mesma função. Elas não são formadas somente de células, possuem também um material presente entre eles  chamada – substância intercelular.

2-   Como são classificados os tcidos? Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso

3-  DÊ características do Tecido Epitelial: Tem pouca substância intercelular, células bem próximas um  das outras (células justapostas), intensa atividade reprodutiva e avascular

4-  Qual a função do tecido epitelial? Tem como função a divisão de organismos em compartimentos, defesa (barreira de proteção contra bactérias, vírus, etc) e absorção de nutrientes (revestimento interno do intestino)

5- Dê características do tecido conjuntivo? Grande quantidade de substância intersticial, rico em fibras (colágenos, elásticas e reticulares) e vários tipos celulares.

6-  Funções das célualas:
Fibroblastos  formam fibras.
Macrófagos    células ricas em lisossomos (defesa).
Mastócitos      produção de eparina e histamina.
Plasmócitos    produção de anticorpos.
Melanócitos    produção de melanina.
Adipócitos      armazenamento de gordura

7- Quantos e quais são os tipos de tecido conjuntivo e qual a sua função? São 4, Cartilaginoso, ósseo, adiposo e o sanguíneo. Tem como função ligar, sustentar e preencher espaços entre os órgãos e outros tecidos.

8- Quais são as funções do tecido adiposo? reservar energia: as células usam as gorduras para gerar energia; proteger contra o frio: quando impede a perda de calor par o ambiente; amortecedor contra choques mecânicos (pancadas); envolver os órgãos, protegendo-os contra traumatismos durante os movimentos do organismo,

9- Quais são as características do tecido cartilaginoso? célula que o constitui chama-se condrócito;
apresenta bastante substância intercelular rica em proteínas, o que faz com que as células fiquem isoladas umas das outras; apresenta fibras colágenas e elásticas; apresentam consistência firme e flexível

10 – Onde se localizam o tecido cartilaginoso? localizam-se nas orelhas, narizes e entre as articulações (onde dois ossos móveis se encontram).

11- Dê características do tecido ósseo: célula característica deste tecido é o osteócito, embora existam outros tipos; apresentam substância intercelular com muitas fibras colágenas  e depósitos de  sais de cálcio e fósforo (o que dá dureza  ao osso);

12- Qual a função dos tecidos ósseos? sustentar o corpo; ponto de apoio para os músculos; proteger órgãos;  produzir células do sangue (isto acontece na chamada medula óssea ou tutano); formar o esqueleto o que permite a  locomoção do homem.

13-       Dê algumas características  do tecido sanguíneo? possui diferentes tipos de células que são chamados glóbulos sangüíneos ou elementos figurados, fazem a defesa do organismo livrando-o do ataque de bactérias, vírus, fungos, ácaros, células mergulhadas numa substância interna liquida chamada de plasma que contém água, proteínas e sais minerais.

14-       Quais são os glóbulos responsáveis por transporte de gases no sangue? Glóbulos vermelhos ou hemáceas

15-       Quais são os glóbulos responsáveis pela defesa e imunidade do nosso organismo? Glóbulos brancos ou leucócitos

16-       Quem é responsável pela coagulação no sangue? As plaquetas

17-       Qual a função Tecido Muscular? tem como função a movimentação, ejeção de sangue, peristaltismo, locomoção.

18-       Quais são os tipos de tecido muscular? Liso, cardíaco e esquelético

19-       Dê características:

Tecido muscular liso: formado por fibras musculares lisas (que são células longa e fusiformes, isto é, gorda no centro e pontiaguda nas extremidades) com um único núcleo central; estas fibras musculares lisas geralmente apresentam cor branca quando agrupadas constituindo órgãos como estômago, intestino, esôfago, traquéia, brônquios, etc; este tipo de tecido muscular tem ação involuntária, isto é, contrai independente da vontade da pessoa; este tecido desempenha diferentes funções dependendo do órgão que está constituindo

Tecido muscular estriado esquelético: formado por fibras musculares estriadas (que são células longas, cilíndricas) com vários núcleos distribuídos perifericamente; apresentam estrias transversais que são faixas mais claras e outras mais escuras, que se  formam pela disposição das proteínas chamadas actina e miosina que fazem a contração muscular; este tipo de tecido muscular apresenta contração voluntária, ou seja, (o indivíduo decide se vai ou não contraí-lo)

Tecido muscular estriado cardíaco.  formado por fibras musculares estriadas. Seu conjunto forma o músculo do coração conhecido como miocárdio; esta fibra também apresenta estrias (listinhas), porém apresenta um único núcleo central; além disso, essa fibra apresenta ramificações que se comunicam com outras fibras, é um tecido de contração involuntária; responsável pelo batimento cardíaco.

20- Defina tecido nervoso: é formado por uma célula chamada neurônio que são células transformadas em fibras ramificadas, cuja função é transmitir o impulso nervoso

21-Como é dividido o neurônio? é dividido em 3 partes: corpo celular que é a região da célula onde está o núcleo; dendritos que são as ramificações curtas desta célula e o axônio que é a ramificação longa do neurônio.

22- O que é Sinapse? passagem de estimulo nervoso de um neurônio para outro (local entre neurônios = sinapse nervosa)