domingo, 14 de novembro de 2010

MEC divulga os gabaritos das provas do Enem

Liberação das respostas foi autorizada nesta sexta-feira pela Justiça

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (12) os gabaritos das provas aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro. A liberação das respostas corretas estava prevista para a última terça-feira (9), mas foi suspensa pela Justiça. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Federal Regional da 5ª Região (TRF-5) autorizou  o prosseguimento das ações relacionadas ao Enem.

O MEC irá disponibilizar um portal, no site do Enem, no qual os estudantes prejudicados pelos erros no exame poderão se manifestar. A previsão é que este canal comece a funcionar das 21h às 22h. No sábado (6), cerca de 200 pessoas, segundo levantamento do MEC, receberam cadernos de prova amarelos com erro de montagem. No mesmo dia, o cartão-resposta teve os cabeçalhos das provas Ciências da Natureza e Ciências Humanas invertidos.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o MEC irá identificar de forma minuciosa os estudantes prejudicados que se submeterão à nova prova, ainda sem data para acontecer. "Vamos ter de fazer leitura eletrônica de todas as atas de 113 mil locais, um trabalho difícil, minucioso, que já se iniciou, para podermos identificá-los e reaplicar (a prova)." Segundo Haddad, somente depois deste levantamento se terá o número exato de estudantes nesta situação. Ele disse que os alunos serão avisados.
Recurso
Logo após a decisão do desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF-5, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho entrou com recurso. Para Oscar, o exame tem de ser anulado, pois "está eivado em erros".
Tramita ainda na Justiça uma ação pública do Ministério Público Federal (MPF) cearense que pede a anulação do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.