segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Grande Colisor de Hádrons cria 'mini-Big Bang'

Cientistas esperam aprender mais sobre plasma que deu origem ao Universo, logo após o Big Bang, há 13,7 bilhões de anos


O maior acelerador de partículas do mundo, chamado Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), atingiu um feito inédito ao conseguir criar um “mini-Big Bang”, colocando em choque íons de chumbo.
Antes, os cientistas que trabalham na gigantesca máquina – localizada em um túnel de 27 quilômetros na fronteira entre França e Suíça - conseguiam apenas colidir prótons.
Esse tipo de colisão poderia ajudar a encontrar a partícula Bóson de Higgs, que é considerada uma chave para explicar a origem da massa, e descobrir sinais de novas leis da física, como o modelo-padrão chamado supersimetria.
No entanto, durante quatro semanas, cientistas do LHC vão se concentrar em analisar os dados obtidos pela colisão de íons de chumbo.
Dessa maneira, eles esperam aprender mais sobre o plasma que deu origem ao Universo, um milionésimo de segundo após o Big Bang, há 13,7 bilhões de anos.
Um dos sistemas do acelerador foi criado especificamente para colidir íons de chumbo. Um dos responsáveis por essa área, David Evans, da Universidade de Birmingham, disse que as colisões conseguiram gerar as maiores temperaturas e densidades já criadas em um laboratório.
“Estamos muito empolgados com essa façanha”, disse Evans. “Esse processo foi feito com total segurança em um ambiente controlado, gerando bolas de fogo incrivelmente quentes e densas, com temperaturas acima de 10 trilhões de graus Celsius, um milhão de vezes mais quente que o centro da Terra.”
Sopa de partículas 
“Nessas temperaturas, até mesmo prótons e nêutrons derretem, resultando em uma densa sopa de (partículas) quarks e glúons, conhecida como plasma quark-íon.” Quarks e glúons são partículas subatômicas, ou blocos que constroem a matéria.

Nesse estado, essas partículas não se atraem mais uma pela outra. Segundo o cientista, os físicos esperam aprender mais sobre a força que liga os núcleos dos átomos e que é responsável por 98% de sua massa.
Depois que terminar a colisão de íons, o LHC – que é operado por cientistas do Centro Europeu de Investigação Nuclear - voltará a colocar prótons em choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.