segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Esteja preparado para o Enem

Saiba o que é obrigatório levar, o que é proibido e quais são as recomendações gerais para os dois dias de provas

No próximo fim de semana, dias 6 e 7, cerca de 4,6 milhões de estudantes vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Antes de sair de casa, é fundamental seguir uma listinha e confira se você está levando para a prova todos os itens fundamentais e que não está carregando objetos proibidos pela organização. Para não ter nenhuma surpresa desagradável e se concentrar apenas nas 180 questões e na redação, o iG elaborou um Guia do Enem. Imprima a tabela abaixo, leia as recomendações e boa prova!

 


Local de prova
Visite o local onde você fará a prova antes do Enem. Como atrasos não são tolerados, é importante cronometrar o tempo necessário para chegar, descubrir quais linhas de ônibus atendem a região, traçar um itinerário e levar em consideração eventos que acontecem no fim de semana e podem modificar o trânsito. Em São Paulo, por exemplo, haverá o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Interlagos, que bloqueia ruas e intensifica o tráfego.
Em algumas cidades grandes, os locais de prova podem ficar longe da residência dos estudantes. O MEC não esclarece qual critério adota para distribuir os estudantes nos locais de prova, mas reconhece que “pode haver problemas pontuais, principalmente em São Paulo, devido às distâncias e ao tamanho das regiões”. Na capital paulista, alguns candidatos terão que percorrer 30 quilômetros para chegar ao local onde o exame será aplicado.
Alimentação, sono e estudos
Na véspera da prova não adianta estudar. “Agora é hora de colher frutos que você plantou em toda a vida escolar. A prova exige raciocínio, por isso é preciso estar bem descansado, calmo e tranquilo”, ressalta o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do cursinho Anglo.
Durma e acorde cedo no dia da prova para fazer tudo com calma. Como o exame acontece no horário do almoço, tome um café da manhã reforçado com alimentos leves (frutas, sucos, pães) ou almoce cedo. Não é recomendado almoçar alimentos pesados, gordurosos, que podem causar sonolência e desconforto estomacal. “Não faça a prova de barriga vazia de maneira nenhuma. Mal alimentado o corpo sente dificuldade de raciocinar e essa energia será fundamental para a hora da prova”, lembra Nascimento. Também é importante tomar bastante água, para que o corpo fique hidratado, principalmente se o dia estiver quente.
Itens obrigatórios: não esqueça!
Antes de sair de casa, o primeiro passo é checar se você está carregando os três itens obrigatórios para a prova:
1) Documento de identificação original e com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, dentro da validade). O Enem não aceitará protocolos de identificação, como certidão de nascimento, casamento e título de eleitor. Caso o candidato tenha perdido os documentos, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias antes da prova. O estudante deverá ainda ser submetido a procedimentos de identificação como o registro das digitais.
2) Cartão de Confirmação da Inscrição. O documento foi enviado pelos Correios para a residência dos candidatos. O prazo para recebimento terminou na segunda-feira (25/10) e, caso você não tenha recebido o cartão, entre no site do Enem e imprima o documento. Sem o Cartão de Confirmação da Inscrição não será possível fazer a prova
3) Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Por questões de segurança, não será permitido usar canetas de outros formatos nem lápis, borracha, apontador ou lapiseira. Leve mais de uma caneta preta, para evitar problemas.
Horário
Recomenda-se chegar uma hora antes do início da prova, marcada para as 13h (horário de Brasília). Estudantes que não moram em Estados que seguem o horário da capital do Brasil, devem se programar e lembrar que parte do País está em horário de verão. Chegue por volta de 12h para evitar contratempos, converse com colegas, descontraia antes de entrar na sala de prova. “Evite discutir assuntos teóricos e conteúdos em rodinhas na entrada. Isso pode tirar a sua concentração”, avisa Ricardo Lambert, coordenador e professor de matemática de cursinho do Universitário Sistema Educacional.
Os portões dos locais de prova fecham às 12h55 (horário de Brasília) e atrasos não são tolerados. O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame.
A prova
Para evitar fraudes e colas, o Enem tem quatro tipo de provas (Caderno de Questões) e gabaritos (Cartão-Resposta) com cores diferentes. Não esqueça de marcar a cor do seu Caderno de Questões no seu Cartão-Resposta. Se essa opção não for assinalada, a prova será invalidada. Confira seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação, lista de presença) e não se esqueça de assinar no local indicado.
“Muitas questões têm a resposta no próprio enunciado”, lembra o professor Nascimento. Por isso leia atentamente e com calma todas as perguntas. Aproveite o tempo que sobrar para revisar sua prova. “Use todo o tempo do exame. Não há necessidade de sair antes”, afirma o professor.
Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões se deixarem a sala depois de decorridas quatro horas desde o início da aplicação, nas provas do sábado, 06/11/2010, e decorridas cinco horas do início das provas do domingo, 07/11/2010.
Este ano o Enem cobrará conhecimentos de língua estrangeira. Todas as provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos distintos. O estudante deve se atentar ao idioma escolhido e transferir para a folha de resposta apenas as alternativas referentes ao idioma pelo qual optou no momento em que fez a inscrição.
Exclusão
É sempre bom lembrar que alguns comportamentos podem excluir o candidato do Enem. Mentir a identidade, apresentar documentos falsos, destratar outros participantes ou a equipe de aplicação da prova, sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal ou antes de decorridas duas horas do início da prova, colar ou conversar com outro candidato e não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões são condutas que excluem o estudante do processo de seleção e avaliação do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.